sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Depois da Paz, a Guerra

A vida sem concorrência é quase sempre uma maldição no longo prazo. Mas pode ser uma bênção no curto. Criadas há pouco mais de uma década, Redecard e Visanet, as duas maiores credenciadoras de cartões do país, viveram durante anos as delícias de um mercado pouco competitivo. Graças a um contrato de exclusividade, hoje somente a Visanet pode realizar os pagamentos feitos com os cartões Visa. Embora a Redecard não tenha um acordo semelhante com a Mastercard, a outra principal bandeira no país, na prática somente ela aceita seus cartões. Trata-se, em suma, de um duopólio no qual as duas companhias convivem em relativa paz. Agora, esse cenário parece ter -- afinal -- chegado ao fim. "Vamos avançar no território da concorrente. É hora da faca na boca", diz Roberto Medeiros, presidente da Redecard. A direção da Visanet (que se negou a falar com a reportagem de EXAME) também está se preparando para os novos tempos. Pessoas próximas à empresa dizem que, internamente, a Visanet já declarou guerra à concorrente e que um programa de corte de custos foi colocado em andamento para aumentar a competitividade. Novos fornecedores estão sendo contratados e existe a possibilidade de a Visanet ganhar um novo nome -- para refutar a imediata associação com a Visa e passar a disputar os clientes da Redecard.

fonte: Exame
Olá pessoal, tudo bem?
Bem, depois de alguns meses ausente, me organizando profissionalmente, voltei e espero dar continuidade nas informações relacionadas à este promissor segmento de meio de pagamentos eletrônicos.

E para voltar com uma notícia bem interessante, relato a seguir a matéria sobre a ação do CADE contra a medida da SDE contra a VisaNet.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) derrubou por unanimidade nesta quarta-feira(16) medida preventiva que a Secretaria de Defesa Econômica (SDE) havia adotado contra a empresa. As ações da VisaNet, que não integram a carteira teórica do Ibovespa, fecharam o dia em alta de 6,62%, a R$ 16,90. As ações da rival Redecard terminaram o pregão desta quarta com valorização de 2,32%, a R$ 26,40. Já o Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, avançou 1,94%. O Cade já tinha suspendido a medida preventiva contra a VisaNet no final de agosto, com validade até o julgamento do caso pela autarquia, que ocorreu nesta quarta-feira. No início de agosto, a SDE havia adotado a medida para suspender os efeitos da exclusividade que considera existir entre o Grupo Visa e a VisaNet do Brasil, que, segundo a SDE, fazem com que a VisaNet seja a única credenciadora de estabelecimentos comerciais para aceitar cartões de pagamento Visa. Segundo o Cade, a investigação na SDE, ligada ao Ministério da Justiça, prosseguirá.


fonte: Invertia - 16 de setembro de 2009 - 15:51Por Reuters News